Insuficiência cardíaca – O que é, estágios da doença e quais tipos.

O coração de um paciente com insuficiência cardíaca não consegue bombear a quantidade de sangue necessária para suprir as necessidades do corpo.

A partir disso surgem vários problemas no organismo, mas nem sempre os sintomas são ligados a insuficiência cardíaca, e em alguns casos não são sequer notados.

Os sintomas mais comuns são:

Cansaço progressivo, se inicia após esforços físicos consideráveis, e com o tempo ao realizar atividades básicas;

Inchaço nas pernas, pés e tornozelos, normalmente ao final do dia;

Dor ou desconforto no peito;

Palpitações, calafrios e palidez;

Inchaço abdominal;

Falta de ar ao realizar algum esforço.

Os sintomas e a doença em si são de caráter progressivo, e diminuem significativamente a qualidade e tempo de vida do paciente. Acomete homens e mulheres de todas as idades, com maior frequência em idosos.

Estágios e tipos da doença

Após o diagnóstico, muitas vezes os sintomas permanecem estáveis por um tempo, mas eventualmente evoluem para um estágio mais grave. Em casos de ataque cardíaco e infecção pulmonar, por exemplo, a progressão é ainda mais rápida.

Por isso, realizar consultas e exames regularmente é tão importante, e na D’Cor o paciente tem todo esse acompanhamento em um só lugar.

De acordo com o surgimento e a evolução dos sintomas, a doença normalmente é classificada em 2 tipos:

O mais comum é a insuficiência cardíaca crônica, que pode ter várias causas como hipertensão arterial, doença arterial coronária e doença de Chagas. Ao longo do tempo os sintomas vão se agravando progressivamente.

Já a insuficiência cardíaca aguda acontece de forma repentina, após um ataque cardíaco, arritmia grave, ou até mesmo pela incapacidade do organismo em lidar com a insuficiência crônica. Os sintomas aparecem de forma grave e de rápida evolução, devendo ser tratada imediatamente em um hospital.