Ecodoppler de carótidas – como é feito o exame

As Carótidas

As carótidas são artérias muito importantes, que levam o sangue e seus nutrientes do coração para o cérebro.

E à medida que placas de gorduras se juntam, ocasionam a obstrução do fluxo sanguíneo.

O entupimento dessas artérias pode levar a um acidente vascular cerebral, além de deixar sequelas neurológicas que podem comprometer diretamente a qualidade de vida do indivíduo.

Ecodoppler de carótidas

O ecodoppler é um exame que utiliza ondas de ultrassom para avaliar o fluxo de sangue e a estrutura dos vasos sanguíneos (veias e artérias).

Por se tratar de uma de ultrassonografia com doppler colorido, o procedimento é simples e indolor.

Realizado sobre as artérias carótidas, localizadas no pescoço, possibilita que o médico consiga observar com muita precisão o aspecto dessas artérias, avaliando as obstruções, espessura da das placas de gordura, e velocidade do fluxo de sangue.

Quando é indicado?

O ecodoppler pode ser indicado para prevenção, em pacientes com fatores de risco cardíaco, colesterol alto e desmaios, por exemplo. O objetivo é observar se o paciente tem maiores riscos de sofrer um AVC.

Como é realizado?

O paciente deve ficar deitado numa maca, enquanto isso o técnico usará um gel sob o local e conduzirá o aparelho de ultrassom.

Não é necessário fazer qualquer tipo de preparação antes do ultrassom.

Por se tratar de um exame não invasivo, e não utilizar radiação, também pode ser realizado por pacientes gravidas.