Ecocardiograma e a saúde do músculo cardíaco



De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, o colesterol elevado, o diabetes e a obesidade.

O ecocardiograma auxilia na detecção de doenças cardíacas e é fundamental para definição e condução do tratamento destas, portanto, está diretamente ligado com a manutenção da saúde do coração.

O que é o ecocardiograma?

O ecocardiograma é um exame de imagem, realizado por meio da transmissão de ondas sonoras de altíssima frequência (inofensivas ao ser humano), capazes de construir uma imagem detalhada das estruturas cardíacas com o auxílio de um computador.

Assim, válvulas, câmaras, circulação sanguínea e frequência cardíaca podem ser avaliadas durante o exame.

Como é realizado o ecocardiograma?

O exame é realizado por um aparelho de ultrassom. O paciente fica posicionado sobre a lateral esquerda do corpo enquanto o médico utiliza um transdutor com gel sobre o peito do paciente para obter imagens e analisa-las.

Não existem contraindicações nem necessidade de preparo prévio para a realização da maioria dos tipos de ecocardiograma. Além disso, a duração do exame é rápida, com um tempo médio de 20 a 30 minutos.